Casas Museu
  • Casa da Imagem

    A finalidade do Museu Casa das Imagens é dar a conhecer e refletir sobre a produção e a utilização da imagem num contexto contemporâneo.

  • Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça

    A Casa dos Patudos foi residência de José Relvas desde os finais do século XIX até 1929, data da sua morte. Político, diplomata, agricultor, colecionador de arte e músico amador.

  • Casa Museu Abel Salazar

    Património da Universidade do Porto, a Casa Museu Abel Salazar é dirigida pela Associação Divulgadora da Casa Museu Abel Salazar e está aberta ao público em permanência desde 1975 – ano em que se efetiva a doação da Casa e da respetiva coleção por parte da Fundação Calouste Gulbenkian.

  • Casa Museu Bissaya Barreto

    A Casa Museu Bissaya Barreto foi, durante quase 50 anos, a residência particular de Fernando Bissaya Barreto (1886-1974), eminente catedrático de Medicina da Universidade de Coimbra, médico cirurgião, humanista e filantropo, referência maior da história da assistência e medicina social em Portugal.

  • Casa Museu Eça de Queiroz

    É uma instituição privada com estatuto de utilidade pública que tem a sua sede na Casa de Tormes, freguesia de Santa Cruz do Douro, concelho de Baião, na envolvência dos vales poderosamente cavados do Douro, como o próprio Eça a descreve, esta é o cenário real/ficcional da obra literária “A Cidade e as Serras”.

  • Casa Museu Egas Moniz

    A “Casa do Marinheiro” agora transformada em Casa Museu Egas Moniz, conserva um ambiente de extremado gosto, despertando em rediviva evocação a individualidade relevante que nela passava grandes temporadas e onde em cada pormenor deixou expressos os seus gostos e as suas predileções.

  • Casa Museu Elysio de Moura

    Casa Museu Elysio de Moura →Podcast   Nos alvores da década de 1920, o Professor Doutor Elysio de Azevedo e Moura [1877-1977] assumiu a presidência do então denominado Asylo da Infância Desvalida – a atual Casa da Infância Doutor Elysio de Moura instalada no edifício do Colégio de Santo António da Pedreira –, cujo compromisso e dedicação pessoais, compartilhados com a sua esposa, D. Celestina Salgado Zenha [1882-1945], determinaram a renovação material e o reforço institucional de um dos estabelecimentos de acolhimento infantil-juvenil mais acarinhados de Coimbra. Procurando homenagear os dois mais importantes benfeitores da instituição desde a sua criação,…

  • Casa Museu Fernando Namora

    A Casa Museu Fernando Namora, tutelada pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, foi oficialmente aberta ao público no dia 30 de Junho de 1990. As sucessivas alterações desta antiga casa de comércio e de habitação onde nasceu o escritor em 1919, tornaram inviável a sua recuperação em termos de remissão para as suas origens.

  • Casa Museu João de Deus

    Casa Museu João de Deus →Podcast   A Casa-Museu João de Deus, caracterizada como uma Casa-Museu de Representação, é um espaço lúdico, educativo e de cultura, dividido em diversos Sectores / Espaços que se completam e que visam: Preservar a “memória do lugar”, dando a conhecer a vida e a obra de João de Deus, numa tripla perspetiva – como Homem, como Poeta e como Pedagogo. Reviver as memórias e identidade coletivas, em múltiplas atividades, onde a Educação, as Artes e o Conhecimento do Meio Envolvente têm um papel preponderante. Trabalhar os e com os “Meninos de Rua”, de variadas…

  • Casa Museu Medeiros e Almeida

    Situada no coração de Lisboa, a Casa Museu da Fundação Medeiros e Almeida, reúne as coleções de arte que António de Medeiros e Almeida (1895-1986) foi juntando com entusiasmo e paixão durante uma longa vida de trabalho.

  • Museu da Cidade – Casa Guerra Junqueiro

    Museu da Cidade – Casa Guerra Junqueiro →Podcast   A Museu da Cidade – Casa Guerra Junqueiro recria os ambientes da casa onde viveu o poeta e apresenta uma das mais notáveis coleções de artes decorativas da cidade do Porto, tais como mobiliário, ourivesaria, torêutica, têxteis, cerâmica, vidros compreendidos entre os séculos XV e XIX. Situada na Rua D. Hugo fica a casa do cónego magistral da Sé do Porto, Domingos Barbosa.  Esta casa nobre, datada do 2.º quartel do século XVIII, que dá ao Porto um barroco com características muito próprias, foi inaugurada como casa-museu em 1942, com o objetivo…

  • Museu da Cidade – Casa Marta Ortigão Sampaio

    Museu da Cidade – Casa Marta Ortigão Sampaio →Podcast A Casa Marta Ortigão Sampaio apresenta em permanência o espólio de Marta Ortigão Sampaio (1897-1978), sobrinha-neta do escritor Ramalho Ortigão, doado à Câmara Municipal em 1978, no qual se incluem coleções de Pintura, Joalharia e Mobiliário, Artes Decorativas, evocando o ambiente burguês da 1.ª metade do séc. XX. A coleção de pintura apresenta obras do naturalismo e a de joias, peças de finais do séc. XVII ao séc. XX, tanto da vertente erudita como da melhor tradição popular. A Casa Marta Ortigão Sampaio está instalada num edifício da década de 1950,…

  • Museu Júlio Dinis

    Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense →Podcast O Patrono Júlio Dinis é o pseudónimo literário de Joaquim Guilherme Gomes Coelho, que também escreveu sob o nome de Diana de Aveleda. Nasceu no Porto a 14 de novembro de 1839, na freguesia de São Nicolau. Filho de José Joaquim Gomes Coelho, natural de Ovar, médico do Hospital da Ordem de São Francisco do Porto, e de Ana Constança Potter Pereira Lopes, de ascendência britânica. Joaquim Coelho ficou órfão de mãe com apenas cinco anos, facto que marcou profundamente a sua obra literária. Júlio Dinis frequentou as primeiras letras em Miragaia…