APCM

Associação Portuguesa Casas Museu

APCM

Associação Portuguesa Casas Museu

Casa-Museu Bissaya Barreto

Breve história da Casa-Museu

Aquela que é hoje a Casa-Museu Bissaya Barreto é um edifício projetado na década de 1920 por Fiel Viterbo para ser a casa da habitação do Professor Bissaya Barreto (1886-1974) que a habitou até ao final da vida. 
A ideia da adaptação da residência do Professor Bissaya Barreto a Casa-Museu foi oficialmente anunciada alguns meses depois da sua morte pela Fundação Bissaya Barreto, instituição que criou em 1958 e que fez herdeira universal de todos os seus bens.
Após as obras de adaptação da residência às novas funções, a Casa-Museu Bissaya Barreto foi inaugurada a 14 de janeiro de 1986 e, desde então, abre diariamente as suas portas ao público. 

Missão

A Casa-Museu Bissaya Barreto é um estabelecimento da Fundação Bissaya Barreto, enquadrado na área de intervenção de cultura e lazer.
Aberta ao público desde 1986, tem como missão perpetuar a memória do patrono, competindo-lhe o estudo, a preservação e a divulgação do edifício-residência do Professor Bissaya Barreto, a musealização dos seus espaços e acervo, a par do acolhimento e organização de iniciativas que aproximem os cidadãos a diferentes domínios da cultura, da arte e do conhecimento, contribuindo para a promoção da sociedade e do seu desenvolvimento. 

Atualidade

A visita à Casa, edificado, acervo e jardim, proporciona uma aproximação aos espaços de vivência de Fernando Bissaya Barreto por meio de experiências diversas de fruição, mediação e educação, nomeadamente, através da arquitetura da casa ou do jardim, dos objetos de arte (pintura, escultura, azulejaria, porcelana, faiança ou mobiliário) ou dos trabalhos integrados de pintura decorativa, ferro forjado e cantaria.
No piso inferior, outrora, adega e arrumos da residência, abre-se a Galeria de Exposições Temporárias, espaço de exposições regulares entre outras realizações culturais.
Complementarmente, o Centro de Documentação Bissaya Barreto disponibiliza ao público informação produzida por e sobre o patrono, a sua vida, obra e legado. 

O patrono Bissaya Barreto

A Casa-Museu Bissaya Barreto resulta de um projeto de arquitetura de Fiel Viterbo para a casa de habitação do Professor Bissaya Barreto, construção na qual o patrono se envolverá da definição do projeto à decoração do espaço.
Médico-cirurgião, professor de Medicina e responsável pela criação de uma singular obra social no centro do país, neste seu “refúgio”, Fernando Bissaya Barreto viveu durante quase 50 anos de uma vida longa, preenchida e multifacetada nos interesses e nas concretizações.
A casa e o jardim refletem o gosto e a sensibilidade artística do proprietário que se manifesta no espaço arquitetónico, na decoração integrada ou nos objetos de arte reunidos. 

Sabia que… 

Foi Fernando Bissaya Barreto quem idealizou o parque-jardim Portugal dos Pequenitos, no âmbito da sua ação em prol da criança?
Bissaya Barreto idealizou este parque-jardim, de características únicas, como extensão pedagógica e lúdica da Casa da Criança Rainha Santa Isabel, equipamento que congrega creche e jardim de infância e que, ainda hoje, aqui se mantém em funcionamento. O parque-jardim foi inaugurado a 8 de junho de 1940 e a Casa da Criança a 12 de julho do mesmo ano. 

Contactos

Horário

terça a sexta-feira: 11h00-13h00; 15h00-18h00
sábado:  15h00-18h00 

Encerra às segundas e feriados. 

Para visitas de grupos (10 ou mais pessoas) marcar previamente para t. 239 853 800 

terça a sexta-feira: 11h00-13h00; 15h00-18h00
sábado:  15h00-18h00 

Encerra às segundas e feriados. 

Para visitas de grupos (10 ou mais pessoas) marcar previamente para t. 239 853 800 

Como ir

Voltar ao topo