Entre os dias 2 e 6 de maio, realiza-se o workshop “Ficcionar a realidade: cenários de improvisação com o desenho na Casa Museu Abel Salazar”; onde se procura, através do desenho – entendido como instrumento de observação e de conceptualização – construir uma narrativa territorial que aceita a dimensão plural e compósita dos valores presentes no contexto e propõe uma estratégia ou múltiplas hipóteses de atuação.
A Casa Museu Abel Salazar e São Mamede de Infesta, extensão urbana em que a mesma se insere, são, assim, o mote para representar e ficcionar uma realidade existente. O enquadramento proposto reconhece as afinidades e as contradições resultantes de diferentes processos de materialização ocorrem lado a lado, as combinações inusitadas, a multiplicação de descontinuidades e fragmentos e a coexistência no mesmo lugar de processos que explicam diferentes tempos e escalas.
O workshop destina-se essencialmente a estudantes e profissionais que praticam o desenho na sua atividade artística e de projeto. Todo o material, suportes e riscadores, será fornecido pela organização.
Serão selecionados 30 participantes. Os interessados deverão enviar uma biografia simplificada (dados pessoais e académicos) e um breve parágrafo salientando a sua demonstração de interesse para o endereço mdt@arq.up.pt. Esta iniciativa poderá ser acompanhada aqui.
Este workshop é de organização conjunta da Casa Museu Abel Salazar da Universidade do Porto (CMAS-UP) e do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP) – grupos ‘Morfologias e Dinâmicas do Território’ (MDT), ‘Arquitetura: Teoria, Projeto, História’ (ATPH) e ‘Património da Arquitetura, da Cidade e do Território’ (PACT).
Esta iniciativa conta com os patrocínios da Viarco, Papelaria Sousa Ribeiro e Papelaria Emílio Braga.
Agradece-se a divulgação desta iniciativa a eventuais interessados.