Exposição temporária: ‘SUSPENDED FEATURE’
  • Exposição temporária: ‘SUSPENDED FEATURE’
    07 Dezembro 2014
    Casa Museu Medeiros & Almeida, Lisboa
    24 de novembro a 6 de dezembro de 2014

     Suspended Feature_02 Suspended Feature
    Suspended Feature

    No âmbito da Associação Portuguesa de Casas Museu, instituição que visa o fortalecimento das relações de colaboração entre as Casas Museu e a sua projeção nacional e internacional, uma série de exposições da artista plástica Helena de Medeiros decorreu entre os anos de 2013 e 2014, em algumas das suas instituições associadas.

    As Casas Museu são lugares de memória singulares e as pinturas de Helena de Medeiros mimetizam esta assunção porque integram vestígios de várias narrativas que se cruzam e que acabam por formar uma história sempre em mutação, como se o ato de pintar assumisse a construção do pensamento e da própria memória. É este um processo de trabalho e de  esquisa que a artista vem desenvolvendo há mais de três anos e cujo resultado esteve patente nas suas exposições mais recentes.

    Outro Retrato Outro Retrato Cross

    Aspetos das exposições Outro Retrato e Cross

    Em “Outro Retrato” (Casa-Museu Abel Salazar, de 5 a 26 de janeiro de 2013), “Cross” (Casa-Museu Bissaya Barreto, de 17 a 31 demaio de 2013); “Breaking Reality” (Galeria Porto Cálem, de 18 de uutubro a 2014 a 15 de janeiro de 2015) e “Suspended Feature” (Casa-Museu Medeiros & Almeida, de 24 de Novembro a 6 de Dezembro de 2014); foram as “…faces de uma vida reinventada entre a claridade e a ausência de seu núcleo, escuridão”, segundo Manaíra Athayde, a comissária das exposições, “Eis a desmistificação sacra no retrato insistido, insistente. Exumá-lo para exauri-lo. Chegar a pó que não restos, antes rastros deixados ao longo do caminho.”

    São corpos e rostos que se entrecruzam e que dialogam também com o trabalho de Costume Designer da artista, onde tem colaborado com prestigiados diretores artísticos, tais como Mauro Bigonzetti, Gradimir Pankov, Iracity Cardoso, Louis Robitaille, Richard Wherlock; e diversas companhias de dança internacionais, entre elas: Ballett Basel (Suíça), Ballett Dortmund (Alemanha), Ballett Hannover (Alemanha), Fondazione della Danza Aterballetto (Itália), Les Grands Ballets Canadiens de Montréal (Canadá) e Teatro Municipal de Santiago de Chile (Chile).