Casa Museu Elysio de Moura
Nos alvores da década de 1920, o Professor Doutor Elysio de Azevedo e Moura [1877-1977] assumiu a presidência do então denominado Asylo da Infância Desvalida – a atual Casa da Infância Doutor Elysio de Moura instalada no edifício do Colégio de Santo António da Pedreira –, cujo compromisso e dedicação pessoais, compartilhados com a sua esposa, D. Celestina Salgado Zenha [1882-1945], determinaram a renovação material e o reforço institucional de um dos estabelecimentos de acolhimento infantil-juvenil mais acarinhados de Coimbra.
Procurando homenagear os dois mais importantes benfeitores da instituição desde a sua criação, no ano de 1836, iniciaram-se em 2016 os trabalhos de recuperação material do edifício e de tratamento do espólio pessoal da sua antiga habitação residencial com o propósito de estabelecer a Casa-Museu Elysio de Moura.
Dispostas agora em contexto museológico, de acordo com o espaço vivencial primitivo, as coleções constam do mobiliário requerido para os mais variados aspetos do quotidiano do casal, dos utensílios de higiene e cozinha, dos instrumentos de investigação científica e médica, da biblioteca pessoal, das insígnias académicas auferidas na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e das condecorações honoríficas recebidas dos presidentes da República portuguesa. Merece ainda destaque a pequena coleção de arte composta maioritariamente por pintura, escultura, fotografia e gravura dos séculos XVII a XX.
CASA-MUSEU ELYSIO DE MOURA
… UMA CA[u]SA PARA A INFÂNCIA