Casa-Museu Abel Salazar
16 de abril a 11 de junho
Inauguração: 16 de abril de 2016 às 17h00
Curadoria: Carlos França
Artistas: Albuquerque Mendes, Jenny Feray, Jorge Abade, Patrícia Oliveira, Tiago Afonso, Vanda Madureira.
A exposição Detalhes situa-se na estratégia de diversificação da oferta cultural da Casa-Museu Abel Salazar. A aposta pretende levar à antiga casa de Abel Salazar, em S. Mamede de Infesta, agentes atuais de produção artística, alargando desta forma o público que frequenta habitualmente este espaço museológico.
O curador Carlos França convidou seis artistas contemporâneos (Albuquerque Mendes, Jenny Feray, Jorge Abade, Patrícia Oliveira, Tiago Afonso e Vanda Madureira) a proporem a conceção e produção de obras que promovessem um diálogo direto com as peças da coleção permanente do museu. Sob a perspetiva do “detalhe”, termo que serviu de matriz orientadora do projeto, pretenderam-se abolir quaisquer preconceitos, focando-se os trabalhos em aspetos da vida e obra de Abel Salazar: do espaço da casa à biografia, da obra pictórica à literária e à científica.
A seleção heterogénea de artistas emergentes e conceituados, muitos deles premiados, assegurou a variedade das práticas artísticas: pintura, vídeo, desenho, escultura e fotografia; bem como das preocupações conceptuais, que integram desde artes artesanais a ficções à maneira de Duchamp.
As obras expostas e realizadas sob o signo da arte contemporânea de matriz livre, plural e abrangente, proporcionam assim um novo olhar sobre uma das figuras fundamentais do século XX português. Abel Salazar encontrou no Estado Novo um limite opressivo às suas convicções e ações, percursoras em diversas áreas e merecedoras de relevância internacional.
No mês em que se reafirma o sistema democrático e num contexto social tão particular em que se voltam a discutir os “valores Europeus”, importa relembrar figuras como Abel Salazar, símbolo da liberdade do pensamento e da responsabilidade cívica.