
Associação Divulgadora da Casa-Museu Abel Salazar
Breve história da Casa-Museu
A história da Casa-Museu Abel Salazar, situada em S. Mamede Infesta poderá dividir-se em 3 períodos, atendendo às 3 Instituições que a dirigiram desde a sua formação. O 1º, de 1947 a 1965, foi o período em que um grupo de amigos e admiradores, após a sua morte, continuou a enaltecer e a divulgar a sua Obra, na tentativa da constituição de uma “Fundação Abel Salazar” que depois de muitas vicissitudes se constituiu em 1963, como “Sociedade Divulgadora Abel Salazar”. O 2º, de 1965 a 1976, altura em que a Casa foi adquirida pela Fundação Calouste Gulbenkian, embora tenha continuado na sua direção a Sociedade Divulgadora. O 3º, de 1977 em que a Casa foi doada à Universidade do Porto, da qual era Reitor o Prof. Ruy Luís Gomes, uma das primeiras figuras de luta pela constituição da Fundação, até à atualidade (2024), onde continuou na sua direção, a agora denominada Associação Divulgadora da Casa-Museu Abel Salazar.
Missão
A ASSOCIAÇÃO DIVULGADORA DA CASA-MUSEU ABEL SALAZAR é uma Instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública, que tem como fins estatutários promover a investigação, o estudo e a divulgação da obra literária, artística e científica de Abel Salazar. Para a consecução desses objetivos, desenvolverá as ações que os seus órgãos entendem ser as mais adequadas, nomeadamente a exposição e publicação da sua obra e ainda outras atividades culturais, científicas e literárias. A Associação também promove a realização de investigação científica e a criação cultural, em domínios compatíveis com o seu objeto principal, visando a descoberta, a aquisição e o desenvolvimento de saberes.



O patrono Abel Salazar
Abel de Lima Salazar foi cientista, professor, investigador, divulgador de ciência e artista plástico, que lecionou e investigou na Faculdade de Medicina e na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Os seus últimos 25 anos de vida foram passados na que é agora a Casa-Museu Abel Salazar, pensada por amigos e admiradores do patrono como a maior homenagem que podiam prestar.
Sabia que…
Conta-se que um dia, provavelmente num dia quente, em que Abel Salazar trabalhava na capela da casa, um seu vizinho terá irrompido, atravessando as portas que se mantinham abertas para a rua. Este teria sido atraído pelo estrondear das marteladas no cobre, julgando tratar-se de uma oficina de ferreiro. Dirigindo-se a Abel Salazar entregou-lhe um conjunto de panelas em mau estado, que este – sem desmontar a personagem – se comprometeu a arranjar.



Contactos
Rua Dr. Abel Salazar, s/n
4465-012 S. Mamede de Infesta
www.admas.pt
facebook: www.facebook.com/admas.abelsalazar
instagram: www.instagram.pt/casamuseuabel
Como visitar
Associação sediada em Rua Futebol Clube de Infesta, nº 266/294, 4465-142 São Mamede de Infesta, Portugal (não se encontra aberto ao público).
