
Casa-Museu Egas Moniz
Breve história da Casa-Museu
A “Casa do Marinheiro” agora transformada em Casa Museu Egas Moniz conserva um ambiente de extremado gosto, despertando em rediviva evocação a individualidade relevante que nela passava grandes temporadas e onde em cada pormenor deixou expressos os seus gostos e predileções.
Sem descendentes, o casal António e Elvira Egas Moniz ponderaram o destino a dar à Casa, a que com tanto carinho se tinham dedicado. Acabou por decidir que nela se criasse um Museu Regional que, conforme desejo expresso da esposa, seria denominado “Casa Museu Egas Moniz”.
Em 14 de Julho de 1968 a Casa Museu Egas Moniz era uma realidade. No seu interior tudo se conserva como em tempo do insigne Professor e Investigador Científico, com exceção de algumas dependências que foram construídas para albergar as suas coleções.
Missão
A Casa Museu Egaz Moniz tem como objetivo primordial dar a conhecer um legado que pela sua universalidade permite conhecer o Homem na sua tenacidade e pragmatismo, na sua persistência, na segurança que imprimia nas suas convicções, no seu sentido de justiça e estratégia, na sua cultura multifacetada e eclética, na sua genialidade, inquietação, na sua coragem no desbravar do desconhecido, na sua força intelectual, na sua diplomacia científica, na dedicação e estímulo à investigação, que lhe possibilita a perenidade na História da Medicina, e que por isso, deve ser considerado, uma personalidade de referência no campo da Medicina e Investigação Científica.
Atualidade
A Casa Museu Egas Moniz, é hoje património do Município de Estarreja, permite um reencontro com o universo de um dos maiores cientistas portugueses e Prémio Nobel da Medicina, onde em cada espaço é revelada a sensibilidade e o gosto do neurocientista pelo Belo e pela Arte.
Este espaço é um repositório único de Arte, Ciência e Cultura



O patrono Egas Moniz
Neste espaço, consegue-se comungar espiritualmente com o Belo, percecionar as vivências do Neurocientista Egas Moniz, que foi galardoado com o Prémio de Oslo (1945) e Prémio Nobel da Medicina em 1949.
Sabia que…
Consta que no seu bilhete de identidade de 1940, media 1,70 cm e tinha olhos castanhos. Era bastante metódico, gostava de ler, deitava-se tarde, gostava de viajar de automóvel (não a muita velocidade), teatro, fado e música clássica, adorava sentir a beleza das flores, a policromia das porcelanas, a magia das noites de luar, a quietude da pintura naturalista, e se um dia lhe fosse entregue uma fabulosa fortuna criaria o Instituto do Cérebro. A figura portuguesa que mais admirava era Luís de Camões, e gostava de ter participado no Movimento da Independência Nacional, no século XII.



Contactos
Rua Prof. Doutor Egas Moniz
3860-078 Avanca
t.: 234 884 518 (chamada para a rede fixa nacional)
tlm.: 967 128 579 (chamada para rede móvel nacional)
museuegasmoniz@cm-estarreja.pt
www.casamuseuegasmoniz.com
Bilheteira online: casamuseuegasmoniz.bol.pt
Como ir
GPS: N 40º 48’ 22.0” | W 8º 35’ 21.2”
Horário
Horário de inverno (novembro a fevereiro)
Terça-feira a sábado: 9h00 às 17h00
Horário de verão (março a outubro)
Terça-feira a sábado: 10h00 às 18h00
Encerra domingos segundas, feriados e no dia 13 de junho (feriado municipal)
Visitas – Horário de inverno
Manhã: 09h30 / 10h30 / 11h30
Tarde: 14h30 / 15h30
Visitas – Horário de verão
Manhã: 10h30 / 11h30
Tarde: 14h30 / 15h30 / 16h30
Todas as visitas são guiadas.
