Notícias
  • 31 Janeiro 2023
    Museus e Turismo na Comunicação

    “O turismo é sinónimo e representação de realidades diferentes consoante o observador“ João Azevedo conta na sua apresentação os principais focos para ter sucesso na área dos Museus e Turismo na Comunicação! Apresentação disponível aqui!

  • 02 Janeiro 2023
    Casas-Museu entre a sustentabilidade e a gestão de risco

    A ação do DEMHIST, Comité para as Casas Históricas e Casas-Museu do ICOM. António Ponte  O DEMHIST trabalha ,neste momento, num plano estratégico que nos permite avançar para um novo estado de desenvolvimento. Veja a apresentação do nosso convidado António Ponte aqui! Casas-Museu entre a sustentabilidade e a gestão de risco

  • 21 Dezembro 2022
    O gosto de colecionar: José Relvas e a sua Casa dos Patudos.

    8º ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CASAS-MUSEU Sobre  “Pensar as Casas-Museu para o Futuro“ o Dr. Nuno Prates (Conservador da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça / Município de Alpiarça) falou sobre “O gosto de colecionar : José Relvas e a sua Casa dos Patudos” com a moderação do Dr. António França (Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense). Podem ver a apresentação aqui! Tema: O gosto de colecionar: José Relvas e a sua Casa dos Patudos.  Moderador: Dr. António França (Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense). Dr. Nuno Prates (Conservador da Casa dos Patudos – Museu de…

  • 19 Dezembro 2022
    Dessacralizar & Rejuvenescer

    8º ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CASAS-MUSEU Nos passados dias 12 e 13 de Dezembro decorreu na Chamusca o nosso 8º Encontro da APCM. Momentos de encontro e discussão com a temática de “Pensar as Casas-Museu para o Futuro“. Começamos a divulgar as apresentações: Tema: Dessacralizar & Rejuvenescer. (Apresentação aqui) Moderadora: Dr.a Inês Azevedo (Casa da Imagem/Fundação Manuel Leão – Vila Nova de Gaia). Dr. José Licínio Pimenta (Chefe de Divisão da Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Ovar).

  • 09 Dezembro 2022
    8º Encontro da Associação Portuguesa de Casas-Museu

    Nos próximos dias 12 e 13 de Dezembro tem lugar o 8º Encontro da Associação Portuguesa de Casas-Museu – APCM. Evento será realizado na Chamusca com temática “Pensar as Casas-Museu para o Futuro”. Comece a ver as nossas apresentações do 8º Encontro da APCM aqui: Dessacralizar & Rejuvenescer Moderadora: Dr.a Inês Azevedo (Casa da Imagem/Fundação Manuel Leão – Vila Nova de Gaia)Dr. José Licínio Pimenta (Chefe de Divisão da Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Ovar). O gosto de colecionar: José Relvas e a sua Casa dos Patudos. Moderador: Dr. António França (Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense)….

  • 10 Dezembro 2021
    CULTUR_ALM – Especial Colecionismo – Casa dos Patudos

    No passado dia 26 de novembro, o programa CULTUR ALM, teve uma edição especial na Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça sobre Colecionismo. Este programa foi coordenado pela jornalista Teresa Sousa e contou com a minha participação, Dr. Nuno Prates, Conservador da Casa dos Patudos e Professor e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Museologia da Autónoma Academy, Universidade Autónoma de Lisboa; a Professora Doutora Luzia Rocha, Musicóloga e Investigadora do CESEM, Faculdade de Ciências, Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; e do Dr. Carlos Céu e Silva (Psicólogo Clínico).

  • 03 Dezembro 2021
    A Leveza da Barricada de Paulo Luís Almeida – Exposição na Casa Museu Abel Salazar no dia 4 de Dezembro

    A Leveza da Barricada de Paulo Luís Almeida é a próxima exposição do ciclo O desenho contemporâneo em diálogo com a obra de Abel Salazar. Abre ao público no próximo dia 4 de dezembro pelas 16h00, na Casa-Museu Abel Salazar. Segundo  Paulo Luís Almeida A Leveza da Barricada “…é uma exposição que surge de um encontro inesperado: os desenhos que Abel Salazar fez das carvoeiras do Porto, por volta de 1938, e uma série de intervenções anónimas que tenho realizado desde 2007 numa zona limítrofe da cidade – o Bairro do Amial. A zona foi inaugurada também em 1938 pelo então Ministério…

  • 29 Novembro 2021
    Reportagem do 7º Encontro APCM: Os Museus e a Transformação Digital

    Reportagem do 7º Encontro da Associação Portuguesa de Casas-Museu: Os Museus e a Transformação Digital, no IPT, Instituto Politécnico de Tomar. Com a abertura pelo Presidente do Politécnico de Tomar , Professor João Freitas Coroado. Os oradores, a Presidente da APCM Drª Luísa Garcia Fernandes, da Casa-Museu Abel Salazar, a Drª Suzana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro, o Dr. António França, da Casa-Museu Júlio Dinis e o Dr. Pedro Sobral de Carvalho, da Eon – Indústrias Criativas Lda., a Drª Joana Mateus da Casa da Imagem e a Drª Cristina Casanova, do projeto IMPROVISA, a Drª Eunice Lopes…

  • 11 Novembro 2021
    Inscrições abertas para o 7º Encontro da APCM – OS MUSEUS E A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

    No dia 19 de Novembro acontece, no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), o 7º Encontro da APCM – Os Museus e a Transformação Digital. A conversa sobre a influência digital na experiência museológica e a assinatura do protocolo entra a APCM e o IPT são alguns dos temas a conversar neste evento. A inscrições estão abertas e são gratuitas. Faça o download do formulário de inscrição clicando → aqui.

  • 10 Novembro 2021
    7º ENCONTRO DA APCM: OS MUSEUS E A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

    No dia 19 de Novembro acontece, no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), o 7º Encontro da APCM – Os Museus e a Transformação Digital. A conversa sobre a influência digital na experiência museológica e a assinatura do protocolo entra a APCM e o IPT são alguns dos temas a conversar neste evento. Horário: 09h00-09h30 Boas-vindas 09h30-10h00 Potencialidade Museológica da Rede de Cooperação instituída pela APCM, por Luísa Garcia Fernandes | APCM – Associação Portuguesa de Casas-Museu 10h00-11h00 Transição digital e Património Cultural. Que caminhos? | Suzana Menezes | DRCC – Direção Regional da Cultura do Centro 11:00-11h15 pausa para café…