Notícias
  • 14 Junho 2019
    10 anos do Centro de Documentação Bissaya Barreto

    10 anos do Centro de Documentação Bissaya Barreto: refletir o agora, projetar o futuro é o tema da Jornada de Trabalho que no dia 29 de junho decorrerá no Centro de Documentação Bissaya Barreto, com o intuito de assinalar dez anos de atividade, mas sobretudo pensando os desafios do futuro breve no contexto da sua missão e atividade e na perspetiva da Ciência da Informação. A entrada é gratuita mediante inscrição obrigatória, até dia 26 de junho, em http://survey.fbb.pt/index.php/275719?newtest=Y&lang=pt Inclui certificado de participação e visita à Casa Museu Bissaya Barreto. Lotação da sala limitada a 30 pessoas.

  • 08 Março 2019
    Seminário Nacional: José Relvas: Arte, Cultura e República.

    Seminário Nacional José Relvas: Arte, Cultura e República. Centenário do Governo de José Relvas 27/01/1919 a 30/03/1919. 12 e 13 de Março de 2019. Auditório da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça. O Seminário José Relvas: Arte, Cultura e República a realizar nos dias 12 e 13 de Março de 2019, no âmbito do Centenário do Governo de José Relvas, tem como principais objetivos divulgar os estudos e investigações realizadas sobre o percurso de José Relvas (1858–1929), nas suas múltiplas atividades, enquanto político, embaixador, colecionador de arte, músico amador e grande agricultor. Para além disso visa também o estudo…

  • 09 Janeiro 2019
    Exposição coletiva de gravura inaugura na Casa-Museu Abel Salazar | sábado, dia 12 – 17h00

    “Idiossincrasias” é o título da próxima exposição temporária na Casa-Museu Abel Salazar, na qual se darão a conhecer obras produzidas em diversas técnicas de Gravura, pelos artistas Ana Torrie, Céu Costa, Irene Ribeiro, Joanna Latka, Maria do Carmo Vieira, Miriam Rodrigues, Roberto Meneghini, Samuel Ornelas e Teresa Pedroso. Evocando Abel Salazar, que foi um dos primeiros artistas gravadores do início do século XX Português e cuja utilização da técnica ainda hoje se destaca pela contemporaneidade na abordagem, esta exposição coletiva procura dar uma imagem, de entre muitas possíveis, da Gravura contemporânea, não a limitando aos meios académicos ou mais consagrados,…

  • 02 Julho 2018
    5ª Encontro da APCM | Conservação e Restauro | 29 de junho de 2018 | Condeixa-a-Nova – As imagens…

    Sessão de abertura: Liliana Marques Pimentel, António Canavarro, António Pedro Pita   João Alegria, António Canavarro, Luísa Garcia Fernandes, Liliana Marques Pimentel   Patricia Romão, Ivo Pimentel   Patricia Romão, Ivo Pimentel, António Ventura,   Raquel Elvas, António França, Sílvia Rocha   Pedro Sales, Manuela Pinto da Costa, Manuel de Sampayo Pimentel Azevedo Graça   Vista geral do público   Assinatura da Ata de adesão à APCM da Casa Museu Elysio de Moura   Encerramento   Momento Cultural dinamizado pelas Oficinas de Poesia da Casa Museu Fernando Namora   Momento Cultural dinamizado pelas Oficinas de Poesia da Casa Museu Fernando…

  • 19 Junho 2018
    5ª Encontro da APCM | Conservação e Restauro | 29 de junho de 2018 | Condeixa-a-Nova

    5ª Encontro da APCM “Conservação e Restauro” 29 de junho de 2018 Organização: Casa Museu Fernando Namora /Associação Portuguesa das Casas-Museu e Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova Local : Auditório do Museu PO.RO.S   PROGRAMA: [9.30] Receção [10.00] Sessão de abertura: Vice-Presidente da Câmara Municipal de Condeixa- a Nova e Vereadora da Cultura, Doutora Liliana Marques Pimentel; Presidente da Associação Portuguesa das Casas Museu, Dr. António Canavarro; Representante da Casa Museu Fernando Namora.   1ª Sessão Moderador: Dra. Luisa Garcia Fernandes (Casa-Museu Abel Salazar) [10.30] Dr.ª Raquel Elvas (Técnica Superior de Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Ovar). Tema:“Museu Júlio…

  • 21 Maio 2018
    Programação Museu Júlio Dinis | maio-julho 2018

    Programação Museu Júlio Dinis maio-julho 2018

  • 21 Maio 2018
    Rota do Escaroupim e da Cultura Avieira – 21 e 22 de julho 2018
  • 21 Maio 2018
    Percursos Casas-Museu – 23 e 24 de junho 2018
  • 12 Março 2018
    Conversas à volta do tanque… sobre Abel Salazar, no Museu Júlio Dinis, 15 março, 21h30

    Conversas à volta do tanque… sobre Abel Salazar 15 março, 21h30, Museu Júlio Dinis, Ovar Moderação: Luísa Garcia Fernandes Convidados: João Sousa Pinto e Norberto Ferreira da Cunha. Pretende-se uma sessão informal, girando a conversa a volta de “Abel Salazar” tendo como interlocutores João Sousa Pinto, comissario da exposição DEL. SCULP, ET IMP. – A GRAVURA DE ABEL SALAZAR e o Professor Norberto Ferreira da Cunha, responsável científico do Museu Bernardino Machado em Famalicão, que ganhou o Grande Premio da Literatura Biográfica, da Associação Portuguesa de Escritores – Cidade do Porto, com a tese de doutoramento Génese e Evolução do…

  • 20 Fevereiro 2018
    Gravuras de Abel Salazar no Museu Júlio Dinis

    Del. Sculp, et Imp. – A Gravura de Abel Salazar é a exposição que inaugura no próximo sábado, dia 24, pelas 16h00, no Museu Júlio Dinis, em Ovar. Integrada no Ano Europeu do Património Cultural 2018, esta mostra de gravuras e diversos materiais de trabalho usados por Abel Salazar como as matrizes de zinco, a prensa ou os seus livros sobre o tema, resulta de uma parceria entre dois membros da Associação Portuguesa de Casas-Museu: a Casa-Museu Abel Salazar e o Museu Júlio Dinis. A obra gráfica de Abel Salazar, um pouco à margem do conhecimento do público geral, tem…